Publicado originalmente no site Economia/IG, em 13/12/2016.
Ex-cortadora de cana conta como ganhou o seu primeiro
milhão.
Por Flávia Denone.
De cortadora de cana a dona de uma loja virtual que fatura
mais de R$ 1,8 milhão. Essa é a história de Sabrina Nunes, fundadora da
Francisca Joias.
A vontade de vencer na vida sempre foi o foco de Sabrina
Nunes, mesmo antes de descobrir sua vocação em empreendedorismo. Após se formar
em Serviço Social e não conseguir emprego na área em Itinga, Minas Gerais, ela
seguiu para Mato Grosso do Sul com a promessa de trabalhar em uma usina. “Em
época de colheita meu padrasto seguia com outros trabalhadores para colher cana
e fui junto em uma dessas viagens”, disse a empresária.
Ao chegar lá, a oportunidade de trabalhar na usina não
aconteceu e Sabrina foi para a colheita de cana-de-açucar. “Fiquei pouco menos
de um ano trabalhando como cortadora de cana, até que veio a oportunidade de
trabalhar na usina, dessa vez como secretária”, explicou ela que até então nada
sabia sobre empreendedorismo.
Sabrina contou ao Brasil Econômico que, no período em que
trabalhou como secretária no Mato Grosso do Sul, se interessou pela engenharia,
foi então que tentou uma bolsa para fazer a segunda universidade. “Ao ver o
trabalho e o salário dos engenheiros que trabalhavam na usina me interessei
pela área e fui atrás de uma bolsa de estudos”.
Sabrina Nunes afirmou que conseguiu ingressar na faculdade
de engenharia pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). “Consegui a vaga
no Prouni no Rio de Janeiro. Deixei tudo para trás e fui pro Rio estudar”,
enfatizou a empresária.
A grande ideia.
Os brincos são os itens mais vendidos na loja virtual
Francisca joias
Já na cidade maravilhosa e mais uma vez em busca de uma vida
melhor, Sabrina ao ver uma reportagem sobre o marketplace de artesanatos Elo7,
se interessou e passou então a vender semijoias pelo canal. “Investi R$ 300 em
e-mail marketing e faturei R$ 3 mil, foi ai que eu descobri que o marketing
digital funcionava”.
Após dois anos se desdobrando entre o trabalho na Pontifícia
Universidade Católica – Rio e estudando engenharia na Universidade Gama Filho,
Sabrina resolveu deixar tudo para trás e criar a sua loja virtual de semijoias.
“Joguei tudo para o alto e montei o site Francisca Joias”, enfatizou a
empresária que pretende fechar 2016 com R$ 2,5 milhões em faturamento.
O nome Francisca Joias é em homenagem a sua avó e hoje 30%
da fabricação das peças vendidas na loja virtual é própria. “Os produtos que
precisam de banho (de prata ou ouro) são terceirizados. As peças são produzidas
por mulheres e isso fomenta o empreendedorismo feminino”, enfatiza a fundadora
da Francisca Joias.
Venda direta.
Além da venda online, a empresária explicou que outra forma
de rentabilizar a sua marca foi trabalhar com a venda direta. “Trabalhamos no
varejo e no atacado. Hoje temos mais de 550 revendedoras que compram no atacado
com desconto de 40% nas peças e revendem a um valor maior”, disse ao Brasil
Econômico.
Mesmo em ano de crise Sabrina Nunes afirmou ter crescimento
em vendas e vê nas redes sociais o melhor canal de divulgação de sua marca e
para ensinar empreendedorismo para outras mulheres. “Temos um canal no Youtube,
em que ensino técnicas de vendas a nossas parceiras, como elas podem melhorar o
atendimento, a importância do uso da máquina de cartão para comodidade de suas
clientes, entre outras dicas de empreendedorismo”, disse ao que completou.
“Temos muitos fãs no Facebook e no Instagram e nesses canais prezamos pelo
atendimento diferenciado”, enfatizou a empresária que diz crescer sua operação
em 10% ao mês vendendo semijoias.
Texto e imagem reproduzidos do site: economia.ig.com.br
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