sábado, 11 de março de 2017

Rogério Gabriel: de estagiário a CEO da própria empresa


Rogério Gabriel: de estagiário a CEO da própria empresa.

A vida do empreendedor é cheia de percalços. Cair e levantar são partes do caminho e a estrada é longa e repleta de desafios. Mas, com persistência, disciplina e muita paixão é possível alcançar o sucesso.

Este é o caso de Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara, uma maiores redes de franquias de educação do país. CEO da sua própria empresa, o executivo  comanda um time com mais de mil colaboradores, que inclui masteres, franqueados, vendedores, além de funcionários internos. Ele é um desses empresários natos que com muito esforço e trabalho, conseguiu colocar seus planos em prática.

Nascido em uma família de empreendedores do segmento alimentício, Rogério tinha como hobby predileto acompanhar seu pai nas negociações do comércio. Com esse hábito, nasceu o desejo de trilhar o mesmo caminho e se tornar dono do seu próprio negócio.

Apaixonado pela área tecnológica, Rogério se formou em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp. Neste período, ele estagiou em uma grande corporação do setor, em São José do Rio Preto. Com o bom desempenho em seu cargo, o estudante já era cogitado para trilhar um plano de carreira, em que poderia chegar à diretoria da empresa.

Mas, o desejo de se tornar patrão continuava vivo no empresário, Rogério pediu demissão e seu chefe o apoiou, pois sabia que o aprendiz teria muito sucesso na caminhada. Aos 25 anos, ele criou sua primeira empresa, a Precisão Informática, uma das maiores empresas do segmento no interior. Mas, em 2001, com o boom do setor, as margens começaram a ser pressionadas e, o que um dia foi inovador, se tornou commodity.

Com um prejuízo de R$10 milhões somado ao desejo de dar a volta por cima, a solução foi se reinventar. Em uma das salas da Precisão, onde eram oferecidos treinamentos corporativos de informática, o empreendedor percebeu uma grande oportunidade: oferecer cursos profissionalizantes para jovens de classes emergentes, que desejavam ingressar no mercado de trabalho.

Foi assim que, em 2004, Rogério Gabriel fundou a primeira unidade da Prepara Cursos, semente do Grupo Prepara, em Catanduva – interior de São Paulo. O empreendedor uniu a isso seu interesse por tecnologia, criando um método inovador, de ensino individualizado, que utilizasse essa ferramenta para melhorar o aprendizado dos alunos. O know-how em desenvolvimento de softwares facilitou o trabalho. Com esse modelo, era possível ter vários estudantes na mesma sala de aula, com computadores individuais, estudando em diferentes estágios de aprendizagem e no seu próprio ritmo. O negócio deu certo. Passou a ser lucrativo e um ano depois a segunda unidade era inaugurada em São José do Rio Preto, onde hoje fica a sede do Grupo Prepara.

Pouco tempo depois, Rogério decidiu expandir o negócio por meio do modelo de franquias. Os primeiros seis franqueados eram ex-funcionários que acreditaram no sonho do patrão e investiram as suas economias para abrir escolas da Prepara Cursos. Atualmente, a rede faz parte das 50 maiores marcas de franquias do país, sendo a 4ª maior empresa de educação,  com mais de 450 unidades.

Decidido a diversificar o portfólio, o Grupo Prepara criou, em 2012, a Ensina Mais, rede de apoio escolar que também utiliza a tecnologia, presente no DNA do Grupo, para ensinar português, matemática, inglês e informática para alunos do Ensino Fundamental. Com 100 unidades em operação, Rogério percebeu a necessidade de reformular o formato para impulsionar os negócios no mercado educacional. E neste ano,  a rede passou a operar como Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, fruto de uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções. O projeto que traz uma nova metodologia, material didático e toda infraestrutura imersa nas histórias dos personagens mais animados dos gibis, oferece as crianças um ensino baseado nas novas tendências educacionais do Século 21. 

O Grupo Prepara também ampliou sua atuação no segmento de ensino de idiomas. Em parceria com a Linguaphone Group, trouxe ao Brasil a Pingu’s English, que oferece inglês para crianças de 2 a 10 anos.  O curso se baseia na facilidade de aprendizagem observada na primeira infância, momento em que as crianças desenvolvem a fala, escrita, leitura e escuta das línguas.  Atualmente, a rede já possui 8 unidades em território nacional.

Voltada para o público jovem e adulto e com metodologia híbrida inovadora, utilizada pelas maiores universidades do mundo e inédita no Brasil, a English Talk é a quarta marca do grupo e adota as melhores práticas de interação presencial entre alunos e professores. A rede de inglês para jovens e adultos do Grupo Prepara já possui 6 unidades, situadas em São José do Rio Preto e Catanduva (interior), João Pessoa (PE), Guaratã do Norte (MT) e duas na capital de São Paulo: Tatuapé e Santana.

Com 800 franqueados e um faturamento de R$305 em 2016, a rede tem a perspectiva de crescer 20% neste ano.

Empreendedor Endeavor

Em 2012, Rogério Gabriel se tornou empreendedor Endeavor, uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. E o Grupo Prepara foi um dos dez cases que a entidade escolheu para publicar em seu novo livro, o #VQD – VAI QUE DÁ, que chegou às livrarias em setembro de 2014.

O livro traz a história de dez empreendedores brasileiros que transformaram o sonho de empreender em empresas de alto impacto na sociedade.

Sua história empreendedora também foi contada, neste ano,  no livro “50 Anos Unicamp– Uma história de inovação e empreendedorismo”. A obra foi lançada para comemorar os 50 anos da Universidade Estadual de Campinas. O exemplar está disponível na biblioteca da instituição.

 Texto e imagem reproduzidos do site: amagiadomundodosnegocios.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário