Imagem reproduzida do blog.hotmart.com, postada
pelo blog, simplesmente para ilustrar o presente artigo
Texto publicado originalmente no site ADMINISTRADORES, em 22 de junho de 2014
Século XXI: o século do empreendimento
Com cerca de 27 milhões de pessoas envolvidas num negócio
próprio ou na criação de um, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking
mundial de empreendedorismo. O país fica atrás da gigante China, com 369
milhões de empresários e Estados Unidos, com 39 milhões de empreendedores
Por Jhonny Lucas
Um em cada quatro brasileiros adultos é dono do próprio
negócio. A conclusão é de uma recente pesquisa realizada pelo Global
Entrepreneurship Monitor, um levantamento anual tocado por meio de uma
força-tarefa entre instituições de ensino e de pesquisa de 54 países,
considerado o principal mapa do empreendedorismo do planeta.
Com cerca de 27 milhões de pessoas envolvidas num negócio
próprio ou na criação de um, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking
mundial de empreendedorismo. O país fica atrás da gigante China, com 369
milhões de empresários e Estados Unidos, com 39 milhões de empreendedores.
Com base nestes dados, podemos ter uma idéia de como o nosso
país é empreendedor, não é a toa que o que mais vemos por ai é cidadãos abrindo
o seu próprio negócio. Após isso, podemos ir além e fazer uma comparação da
pesquisa acima, como a seguinte informação: Segundo dados do SEBRAE, 95% das
empresas novatas declaram falência no seu 1° ano de atividade. Esse tipo de
dado chega a ser assustador. Refletindo sobre estas duas pesquisas, pensamos: O
que será que acontece? Porque uma porcentagem muito grande de empresas novas no
mercado que entram em operação não consegue ir além nos seus negócios no 1°
ano? Pois bem, devemos entender que abrir uma empresa não é simplesmente obter
um CNPJ, uma I.E. e sair por ai operando, existem muitos fatores que se
ignorados poderão comprometer a inicial vida da empresa, e todo o sonho empreendedor
ir por água à baixo.
Vamos a um exemplo de empreender por tendêndicia de mercado.
Os mercados mais comuns como supermercado, farmácia, posto de gasolina etc, não
são -tendências, já tornou-se comum e necessário. O futuro empreendedor que
deseja empreender uma tendência deve ser analítico, observador e comparador.
Para capitarmos uma tendência, devemos pensar nos clientes, nos tipos de
clientes, na sociedade e analisar estes por um período para verificar se a
tendência realmente é uma tendência. Podemos usar como referência as empresas
de produtos naturais e/ou as empresas de produtos mais voltados para a
alimentação saudável, como as empresas de pães (centeio, 9grãos, preto, etc.),
este tipo de produção com certeza é uma tendência de mercado, pois cada vez
mais as pessoas querem viver por mais tempo, assim, se alimentar de forma
adequada irá trazer muitos beneficíos para a saude.
Em seguida também podemos usar o próprio exemplo da grande
tendência descoberta pelo pessoal da Ogrostronomia. A necessidade de busca por
receitas rápidas e até o ensinamento do modo de preparação de determinados
pratos, vem sendo uma grande tendência de mercado por muitos motivos, tais como
o grande número de jovens na cozinha (a maioria sem experiência).
Agora que já descobrimos como analisar uma tendência, vamos
ver o que é necessário para que dê certo o empreendimento.
Temos um grande número de cuidados a ser tomado para que
tudo ocorra bem. Veremos alguns:
*Visão de mercado: O empreendedor deve refletir no amanhã,
descobrir o que o cliente busca e assim fazer o possível para que satisfaze-lo,
se adequar às mudanças, o mercado muda muito e a todo instante;
*Observar oportunidades: Como vimos no tópico anterior “o
mercado muda muito e a todo instante”, em meio a tanta mudança, com certeza o
concorrente vai deixar de satisfazer o cliente em algum ponto, neste caso a
observação é muito importante, pois as oportunidades de surpreender o cliente
vem deste quesito;
*Planejamento Estratégico: O Planejamento Estratégico, é sem
dúvidas um mapa que toda empresa deve possuir (principalmente quando estamos
iniciando no mundo empreendedor), pois é através dele que o empreendedor vai
definir a organização da empresa, metas etc, assim ficando mais fácil o
acompanhamento do resultado;
*Controle: O controle é essencial, controlar custos e
despesas é de extrema importância para a empresa, com este controle é possível
trabalhar em cima para a redução das mesmas (os);
*Ousadia: O empreendedor deve ser ousado, buscar fazer além
da concorrência em prol do cliente torna a empresa com a clientela fiel, esta
ousadia não quer dizer investir todo o lucro do dia para a noite, também é
necessário que cada passo ousado seja estudado e repensado antes de colocado em
ação;
*Empreendedorismo: O empreendedorismo é muito abrangente,
podemos citar muitas qualidades empreendedoras fora as que estão acima, mas
vamos citar mais algumas:
O empreendedor deve saber que sua real necessidade não é o lucro,
deve entender que o que faz a sua empresa girar e andar para frente é o
cliente, portanto os cuidados e fóco devem ser totalmente voltados para o
cliente, no mercado atual temos muitas empresas que investem em seus
colaboradores na área de capacitação de atendimento, com a idéia de fazer com
que seus colaboradores tenham o mesmo entendimento sobre oque é um cliente,
este tipo de investimento é muito interessante e rentável para a vida da
organização.
Texto reproduzido do site: administradores.com.br
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